Conectado por

Cuiabá-MT

Seis médicos pedem demissão e UTIs pediátrica e neonatal da Santa Casa de Cuiabá fecham as portas


Compartilhe:

Publicado por

em

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátrica e neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá permanecem fechadas após o pedido de demissão de 6 médicos, de um total de 20 intensivistas, em reunião realizada nesta quarta-feira (5) com a direção da unidade hospitalar.

Os seis profissionais decidiram sair do quadro de funcionários da Santa Casa devido ao atraso no pagamento de salários, conforme confirmou o diretor da unidade, Antônio Preza.

Segundo ele, o pagamento dos salários atrasados dos profissionais da Santa Casa começou a ser feito nesta quinta-feira (6).

Preza afirma que a unidade filantrópica está procurando outros médicos para retomar o atendimento nas duas UTIs.

Segundo ele, a UTI pediátrica deve ser reaberta na próxima quinta-feira (13). Já a UTI neonatal só deve retomar os atendimentos após o dia 17.

Greve

Funcionários da Santa Casa, entre os quais estavam médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entraram em greve no dia 30 de julho sob a alegação de que os salários estavam sendo pagos com atraso e até mesmo sendo parcelados há alguns meses.

No dia 29 de agosto, após quase um mês de greve, o atendimento foi retomado de forma gradativa na Santa Casa, porém os profissionais que atendiam nas UTIs pediátrica e neonatal decidiram não retornar ao trabalho antes de receber os salários atrasados.

Acordo

Após quase um mês em greve, o acordo só foi possível durante reunião realizada no Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça no dia 29 de agosto, quando sentaram na mesma mesa Governo de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, sindicato dos profissionais e diretoria da unidade hospitalar.

Conforme termo de conciliação pactuado, o estado deve repassar duas parcelas de R$ 1,5 milhão e a prefeitura outras duas parcelas do mesmo valor, totalizando R$ 6 milhões, sendo que o primeiro depósito do governo foi depositado na conta da Santa Casa no dia 30 de agosto para o pagamento dos salários. Já a primeira parcela da prefeitura foi depositada nesta quarta-feira.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com